Atividade realizada na disciplina de Ciências, na turma 8ª 02 vespertina, com a professora Giaeli Zavaglia, com o objetivo de construir uma história utilizando termos estudados durante o conteúdo de química no primeiro semestre do ano.
História 01
O Convite
Era uma vez uma Substância que gostava muito de elementos químicos que formam átomos e também do próprio átomo que é a menor estrutura da matéria.
Em um lindo dia de sol a Dona Substância, que era uma professora que sabia muito sobre química, resolveu convidar seus amigos: Átomo, Molécula, Mistura Homogênea, Mistura Heterogênea e também o Sistema para a aula de Ciências para que fosse explicada a importância de cada um.
Assim, molécula é um conjunto de átomos, como por exemplo, a água. Logo depois chegou a vez das misturas, que eram muito tímidas, mas que podem ser de dois tipos, homogênea e heterogênea. A Homogênea fica nas misturas uniformes e a Heterogênea não é uniforme. Homogênea e Heterogênea ficaram ansiosas e disseram juntas:
- Nossa, que interessante!
A substância diz:
- O Sistema é muito importante porque é o nome dado à porção da matéria separada para ser estudada em laboratório.
O Sistema, muito feliz, diz:
- Nossa! Dona Substância, que legal! Nunca pensei que tudo o que faço vai parar em um laboratório.
O Átomo pergunta para Dona Substância:
- E qual é sua importância?
A substância diz:
- Bom, a minha importância é constituir os materiais, como por exemplo, água e sal.
A mistura então diz:
- Por hoje é só pessoal. Chegou a hora de nos despedirmos. Vamos deixar o restante para outro dia. Tenho muitos convites a fazer. Tchau pessoal!.
História 02
O Crime Perfeito
Era uma vez dois elementos que estavam sendo presos, esses elementos era o Átomo e a substância.
O Átomo estava sendo preso por assalto e a Substância por sequestro.
O Átomo então chegou à delegacia e pouco depois também chegou a substância. Passaram-se cinco minutos, e o delegado que se chamava Tabela juntamente com a juíza que se chamava Periódica chamaram os dois, sendo que era a primeira vez que se viam. Então assim, se cumprimentaram.
Logo depois, foram conversar na sala da juíza, e o Átomo logo sentiu uma química entre eles. E, depois de prestarem depoimento, foram conversar fora da delegacia. E, viveram felizes para sempre.