sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Semana do excepcional



EEB GOVERNADOR IRINEU BORNHAUSEN DESENVOLVE ATIVIDADES ALUSIVAS A SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
Com intuito de promover reflexões relativas a Inclusão Escolar, a EEB Governador Irineu Bornhausen desenvolveu uma semana de atividades diferenciadas envolvendo professores e alunos do educandário. As atividades foram planejadas pelas Segundas Professoras de Turma: Vanessa Caroline Kuhn, Sandra Gularte de Camargo e Edina Alves da Rosa; pela Intérprete de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Francine Gava de Morais Ribas e pela Instrutora de LIBRAS, Roseli Rauber.
Diversas foram as atividades desenvolvidas: Abertura com explanação sobre a importância da Inclusão Social, vídeos relativos ao tema, filmes, produções, cartazes, painéis, apresentações artísticas e culturais entre outros.
Na quinta-feira (27/08) os alunos assistiram a uma palestra proferida pela Sra. Joeldes Vanda Kuhn Taube, Integradora de Educação Especial e Diversidade, e pela Sra. Silvane Prestes de Oliveira, Supervisora de Educação Básica e Profissional. Na ocasião foram abordadas diversas temáticas relativas a Inclusão Social, dentre elas, os avanços, os desafios, Tipos de Deficiências, Adaptações Curriculares e principalmente sobre a Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina ( Resolução 112/2006/CEE).
Durante a semana também foram expostos no pátio da escola diversos cartazes com os sinais em LIBRAS para que todos os educandos possam estar se familiarizando, facilitando desta forma a comunicação com surdos. Complementando esta atividade as professoras durante a semana desenvolveram com as turmas cantigas com sinais em LIBRAS, sendo apresentado durante a palestra.
De acordo com a Diretora Sirlei Aparecida Stahl: “Atividades como estas são importantes e necessárias, pois despertam nos alunos sentimentos de tolerância, cooperação, solidariedade e ajuda mútua. Importante também ressaltar que a Inclusão Escolar é um processo que acontece de forma cotidiana, buscando perceber as pessoas pelas suas potencialidades e capacidades.”