quarta-feira, 13 de junho de 2012

Palestra sobre Inclusão Social

EEB GOVERNADOR IRINEU BORNHAUSEN PROMOVE PALESTRA SOBRE INCLUSÃO
      No último dia 11 de junho, estiveram na escola EEB Governador Irineu Bornhausen, os jovens Rafael Lemes e Leonardo Ramalho Flores, que ministraram palestras nos períodos matutino e vespertino, para os alunos da 4ª à 8ª série do Ensino Fundamental.
      Rafael e Leonardo possuem algumas limitações psicomotoras, e nas palestras relataram suas experiências de vida e superação.
     De forma franca e descontraída, Rafael contou sobre diversas passagens de sua vida, desde o nascimento, até os dias atuais. Relatou das dificuldades e obstáculos encontrados, mas também do apoio que recebeu principalmente de sua mãe em todos os momentos.
       Conversou com os alunos da escola sobre sua felicidade de estar estudando e do quanto considera a escola um espaço em que é possível aprender e ensinar muitas coisas, principalmente sobre a vida. Em um dos momentos da sua fala expressou: “Eu sou uma pessoa muito feliz, eu não me queixo de nada”. Os dois jovens são alunos do 8º Ano do Colégio Estadual Profª Leonor Castellano.
     Os 280 alunos que assistiram os dois jovens falando sobre suas vidas, ouviram atentamente os relatos, podendo desta forma, refletirem sobre as atitudes que se fazem necessárias diante da vida: paciência, tolerância, capacidades, limitações e respeito às diferenças.
Fotos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente

EEB GOVERNADOR IRINEU BORNHAUSEN DESENVOLVE SEMANA DO MEIO AMBIENTE
      Com o intuito de possibilitar a reflexão entre os estudantes acerca da necessidade do cuidado com o Meio Ambiente, a EEB Governador Irineu Bornhausen vem desenvolvendo uma Atividade de Aprendizagem que tem como tema: “Preservar o Meio Ambiente é Preservar a própria Vida.”
     Esta temática teve como finalidades: Possibilitar a construção da consciência ecológica; Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores; Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental; Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa; Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem; Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia; Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planetas, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente; Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente
      A Atividade de Aprendizagem iniciou primeiramente com as turmas do Programa de Correção de Fluxo, sendo desenvolvida posteriormente por toda a escola. Diversas temáticas que envolvem o Meio Ambiente estão sendo discutidas em sala de aula: Preservação, Desmatamento, Parques Nacionais, Reciclagem, Coleta Seletiva de lixo, Aquecimento Global, Fonte de Energia Renovável, Esportes praticados em contato com a natureza, etc.  
      Durante uma semana, a escola organizou um Momento Cultural diário, com apresentações artísticas relativas ao Meio Ambiente: dramatizações, coreografias, teatros, maquetes, poesias, cantos e danças.
      De acordo com a Diretora da escola, Eliana Fátima de Lara: “A discussão desta temática possibilita a percepção de oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.”
Fotos dos trabalhos e das apresentações feitas pelos alunos.